dimanche 9 décembre 2007

Pontal do Ipiranga, Espírito Santo

O Pontal do Ipiranga é um dos balneários mais agitados do estado. A cada verão, são cerca de 50 mil visitantes. Mas o que pouca gente sabe, é que em nenhuma outra praia urbanizada do Espírito santo existe uma área contínua de restinga, tão grande, como em pontal.

Pra conseguir essa honrosa façanha, foi preciso apenas cumprir a lei, e manter conservada uma faixa de trezentos metros de vegetação, entre o mar e a vila. Um privilégio de poucas praias no brasil.

O Beto Schineider, da base do projeto Tamar no Pontal, conta que foi a pressão dos ambientalistas que fez a secretaria estadual de meio ambiente exigir da prefeitura um estudo de impacto ambiental e um projeto de loteamento que contemplasse o que manda a legislação.

O projeto também determina a conservação de seis áreas verdes que cortam o balneário no sentido leste-oeste, unindo-se com faixa de restinga na beira da praia. Por enquanto, essas áreas verdes estão interrompidas pelas ruas, que foram deixadas abertas para facilitar o acesso de veículos e a construção das primeiras casas, no início da criação do Pontal. Mas a idéia é, num futuro bem próximo, conseguir implantar o projeto na íntegra, reconstituindo a vegetação para unir as áreas verdes.

Na restinga próxima à praia, existem duas trilhas, que proporcionam dois quilômetros de uma caminhada deliciosa, em terreno firme e muita sombra, frutas e plantas medicinais.

A trilha dos "anjos da lagoinha" é uma homenagem ao morro dos anjos, um cemitério comunitário centenário, dedicado apenas às crianças. Ele surgiu devido à dificuldade de chegar a Linhares e realizar os sepultamentos convencionais. Eram três dias só de ida, em cima de cavalo e barco.

A trilha das carebas é uma homenagem às tartarugas marinhas que se reproduzem na região. A dona divina foi a primeira mulher no brasil a monitorar praias de desovas, alerta sobre a importância de não jogar lixo na praia e no mar, pois as tartarugas costumam ingerir o plástico achando que é comida, e acabam morrendo asfixiadas.

E por falar em limpeza, que tal colaborar com a coleta seletiva no pontal? A márcia bonaparte, agente ambiental do Ecocidadania, agradece.

Importante falar ainda que, além de gerar renda, o lixo também se transforma em alegoria de carnaval. O objetivo é apoiar a proteção da natureza. Dos seis blocos, dois têm nomes inspirados na biodiversidade local: o "Careba", fundado pela pintora Nice, e o "Alegria aqui é mato".

Mais informações:

Projeto Tamar e Ecocidadania:
(27) 3274-5104
www.projetotamar.org.br (less)

Aucun commentaire: